Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CIRCUITANDO ....

Olhar e saber como funcionam equipamentos eletrônicos, como uma televisão, um rádio, uma geladeira ou um computador, por exemplo, deve ser muito legal, não acham? E o que diriam em saber o funcionamento de equipamentos médico-hospitalares? Pois é exatamente esse assunto que estudamos no curso de Equipamentos Biomédicos, no Cefet-MG.

Mas, o que seria esse curso? E qual é a base do funcionamento de todos esses equipamentos?
→ Circuitos Elétricos, o que é?
Primeiramente, a base de todo o funcionamento desses equipamentos eletrônicos é a matéria denominada Circuito Elétrico. O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito como resistores, capacitores e receptores. O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos terminais da fonte de energia (positivo), percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia (negativo).

A corrente elétrica é formada por elétrons livres em movimento organizado. A energia elétrica transportada pela corrente nada mais é do que a energia cinética dos elétrons. Assim, nos circuitos elétricos, a energia cinética dos elétrons livres pode transformar-se em energia luminosa ou em energia cinética dos motores, por exemplo. Ao percorrer o circuito, do pólo positivo da pilha até o pólo negativo, por exemplo, os elétrons livres perdem totalmente a energia que transportavam. E sem a reposição dessa energia não seria possível a permanência de uma corrente elétrica. A função de uma pilha é, portanto, fornecer a energia necessária aos elétrons livres do fio, para que eles permaneçam em movimento. Dentro da pilha, os elétrons adquirem energia ao serem levados do pólo positivo ao negativo. Ao chegarem ao pólo negativo, movimentam-se novamente pela parte externa do circuito até alcançarem o pólo positivo, e assim sucessivamente. Ao levar certo número de elétrons do pólo positivo para o negativo, a pilha cede a eles certa quantidade de energia. O valor da energia que esses elétrons recebem, dividido pela quantidade de carga que eles têm, é a tensão elétrica existente entre os pólos da pilha. Nas pilhas comuns, esse valor é 1,5 volts.

→ E esse curso?
No curso de Equipamentos Biomédicos, estudamos o funcionamento dos equipamentos eletrônicos. O mesmo tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para a manutenção e gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares. Assim, estaremos capacitados para trabalhar na manutenção desses equipamentos e na elaboração de novos projetos compreendidos nessa área, em um Hospital, por exemplo, além de podermos continuar esse curso em um semelhante na faculdade: a Engenharia Biomédica! Muito interessante, não acham?
 Segue abaixo um vídeo mostrando as aplicações da engenharia biomédica :


Nenhum comentário:

Postar um comentário